Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Levantamento falha e falta CoronaVac para 2ª dose

Publicado em: 24/05/2021
whatsapp

Cuiabá voltou a paralisar a aplicação de segunda dose de Coronavac por falta de vacinas nesta segunda-feira (27). Na sexta-feira (21) o município havia restabelecido a imunização de quem estava agendado, mas o produto acabou no dia seguinte e não há previsão para retomada.

Na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) parou de aplicar a segunda dose em quem foi vacinado com a vacina do Butantan. A pasta alegou falta de doses e requereu mais produtos a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em depoimento à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT), a secretária Ozenira Feliz atribuiu a falta de doses à perda técnica decorrente do manuseio do produto. Também citou que os frascos não tinham as 10 doses anunciadas, sendo suficientes apenas para 9 aplicações. Por fim, admitiu erro da equipe em vacinar pessoas que eram de outros municípios.

Com base em estudo prévio, ela requereu 4,2 mil vacinas à SES para imunizar quem precisava da segunda dose. Na oportunidade, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou que os gestores não estavam seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), pois as doses fornecidas eram suficientes para a primeira e segunda dose, que deve ser aplicada no prazo de 28 dias.

Na quinta-feira (20) Cuiabá recebeu mais 4.376 doses, que foram aplicadas na sexta e acabaram no sábado. Questionada sobre o motivo da falta de vacina, já que as doses pedidas a mais seriam suficientes para cobrir a falha que gerou falta para quem estava agendando, a Saúde não soube informar o que houve. Disse que está fazendo novo levantamento.

Por conta da falta, o povo de vacinação drive-thru da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está temporariamente suspenso, conforme nota divulgada pela pasta.

A Saúde disse que está fazendo novo levantamento para identificar quantas pessoas precisam ainda da segunda dose da CoronaVac.

Segundo o vacinômetro, Cuiabá recebeu 249.373 doses de vacina contra a covid para primeira e segunda dose. Dessas, foram aplicadas 184.578.

Fonte: Gazeta Digital

Últimas Notícias

Ver mais eventos