Além das coletas internas, também serão feitas ações itinerantes em Cuiabá, Campo Verde e Brasnorte.
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de dezembro. Além das campanhas para coletas internas, também estão programas ações do “MT Hemocentro Itinerante” com coletas em Cuiabá, Campo Verde e Brasnorte. O objetivo é reforçar os estoques e atender à crescente demanda de final de ano.
“A coleta itinerante e as parcerias firmadas com o banco de sangue buscam reforçar o estoque e fidelizar novos doadores. Estamos sempre trabalhando para garantir que as pessoas possam doar sangue e aumentar o nosso estoque. Contamos com a participação de todos nas campanhas”, ressaltou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Além das ações itinerantes, o MT Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) nos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Em caso de menor de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Não é recomendado ir doar em jejum. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.