Sua localização:
Mudar localização

Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Em 20 dias já são 288 suspeitos presos e R$ 1,3 milhão bloqueado

Publicado em: 21/12/2024
whatsapp

Servidores públicos também foram detidos tentando entrar com drogas e celulares em presídios

Os primeiros 20 dias da operação Tolerância Zero, teve 288 suspeitos foragidos da Justiça presos, cerca de 600 aparelhos de celulares que iriam ser entregues em penitenciárias e mais de R$ 1,3 milhão de grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro bloqueado. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), nesta quinta-feira (19), durante a segunda reunião do Comitê Integrado e Estratégico de Combate ao Crime Organizado (CIECC). 

O comitê é presidido pelo governador Mauro Mendes e reúne representantes das forças de segurança para a promoção de estratégias integradas e políticas públicas com vistas à prevenção e repressão à criminalidade e o combate às organizações criminosas. 

A Polícia Militar também apreendeu 63 armas de fogo e atuou na recuperação de 53 veículos com queixas de roubo ou furto. Dos celulares apreendidos, 257 foram localizados na Penitenciária Central (PCE), 145 na Penitenciária Mata Grande, e 94 no Centro de Ressocialização de Várzea Grande. Além disso, 245 chips e 1.220 porções de entorpecentes foram apreendidos.

Dez pessoas tentando entrar com drogas e celulares nas unidades prisionais também foram presas. Entre elas estão dois servidores públicos detidos na Cadeia Pública de Jaciara e no Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.

O governador considerou positivos os dados apresentados durante a reunião, e reforçou o compromisso com representantes das forças de segurança e das instituições que compõem o CIECC em desestabilizar as facções criminosas e reduzir os crimes contra a população.

“O que estamos fazendo agora, a partir dessa estratégia e desse esforço conjunto, é criar ferramentas para barrar a atuação das facções criminosas, dificultar, interromper o avanço e colocar um ponto final. Este é um esforço que não tem prazo, é uma guerra que vai acontecer por muito tempo”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressaltou que o resultado dos primeiros dias de operação demonstram o comprometimento das forças de segurança em atender o pedido do Governo e fazer o enfrentamento das facções criminosas.

“Todos entenderam o chamamento para a política de tolerância zero às facções, e, com esse chamamento, nossas instituições estão respondendo à altura, e temos ações e resultados promissores apresentados. Isso só está dando certo porque nós estamos fazendo essas ações de forma conjunta”, explanou.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, delegado Victor Hugo Bruzalatto, destacou a efetividade dos resultados alcançados durante as ações desenvolvidas durante a operação Tolerância Zero nas unidades criminais.

“Precisamos fazer com que os líderes de facção cumpram pena sem regalias e sem acesso à comunicação. Esse é nosso grande desafio, para que possamos ter controle das facções criminosas em nosso Estado, e isso vai impactar diretamente no dia a dia da população com a redução de crimes, e dar mais segurança”, enfatizou.

Fonte: Hipernoticias

Últimas Notícias

Ver mais eventos