Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro apreendeu, na noite desta segunda-feira (21), uma carga de explosivos transportada de forma ilegal na BR-070. A carga de 12 toneladas de explosivos seria levada para Cáceres.
A ação, realizada no posto da PRF em Poconé, interceptou um caminhão que seguia para Cáceres com mais de 12 toneladas de material explosivo sem as devidas autorizações legais.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o transporte não cumpria as exigências de segurança previstas pela legislação brasileira. O Comando de Fronteira Jauru/66º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Cáceres, foi acionado para prestar apoio técnico.
Entre os itens apreendidos estavam 500 metros de cordel detonante, 9 mil kg de emulsão explosiva, 3 mil kg de emulsão encartuchada e estopins e espoletas.
As empresas envolvidas foram autuadas e responderão administrativamente pelas infrações. Um procedimento será instaurado para avaliar se a carga poderá ser regularizada ou deverá ser destruída.