Maior ticket médio das tentativas fraudulentas de 2024 ficou com o Centro-Oeste, Mato Grosso se destacou com o maior valor médio entre os pedidos fraudulentos
Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale — referência em prevenção a fraudes —, a região Centro-Oeste do Brasil registrou 1,2% de tentativas de golpes online. No total, foram realizados 14,1 milhões de pedidos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
Mato Grosso se destacou com o maior valor médio entre os pedidos fraudulentos.
O estado de Goiás foi líder em quantidade de tentativas fraudulentas na região, com mais de 74 mil registros. Além disso, o maior ticket médio das tentativas fraudulentas de 2024 ficou com o Centro-Oeste, sendo 14% maior que a média brasileira, e o estado do Mato Grosso se destacou com o maior valor médio entre os pedidos fraudulentos.
Maior número de pedidos foi o cartão de crédito, com mais de 1 milhão de pedidos e mais de 165,3 mil tentativas de fraudes. Já o vale (cartão presente, vale troca e vale alimentação) obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos com 1,3% e o financiamento registrou o maior ticket médio de tentativas fraudulentas R$ 2.297,35.
As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram as de eletrodomésticos (2,8%), calçados (1,5%) e beleza (1,3%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou os cinco métodos de pagamento mais utilizados: cartão de crédito, vale, débito em conta, financiamento e wallet. São consideradas tentativas de fraude todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas.