Ciclo 2024/25 deve somar 48 milhões de toneladas em Mato Grosso, volume acima da oferta, já histórica do ano passado. Produtividade está fazendo a diferença
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam para mais um recorde na produção de milho na série histórica do estado. Com um ciclo favorável e ajustes na área e na produtividade, a produção do cereal para a safra 2024/25 foi estimada em 48,88 milhões de toneladas (t), o que corresponde a um crescimento de 3,63% em relação à safra passada. “Esse incremento confirma a expectativa de maior oferta do grão no estado”, destacam os analistas do Instituto.
Como explicam, a estimativa de área cultivada com milho, em Mato Grosso, foi projetada em 7,11 milhões de hectares, segundo análise semanal do Imea. O número representa aumento de 1,34% em relação à última previsão e de 4,58% na comparação com a safra 2023/24.
“O crescimento da área reflete a maior atratividade da cultura no estado, impulsionada pela valorização do preço do milho neste ano”, informaram os analistas do Imea.
Em relação à produtividade, o instituto revisou a estimativa em maio, elevando-a para 114,54 sacas por hectare, um aumento de 2,52% em comparação à projeção anterior. Segundo o Imea, o bom desempenho das lavouras até o final de abril, favorecido pelas chuvas registradas no período, contribuiu para a revisão positiva.