Nascido em Glória d’Oeste, defensor campeão da Euro pode voltar ao clube onde brilhou em 2012
O zagueiro mato-grossense Rafael Tolói, natural de Glória d’Oeste, está muito próximo de acertar seu retorno ao São Paulo após uma década no futebol europeu. Aos 34 anos, o jogador chega à capital paulista nos próximos dias para realizar exames médicos. Livre no mercado após sair da Atalanta, da Itália, Tolói deverá assinar um contrato até o fim de 2026, com renovação automática para 2027, caso atinja metas estipuladas.
Revelado pelo Goiás, Tolói chegou ao São Paulo em 2012 e foi parte fundamental do elenco da conquista da Copa Sul-Americana daquele ano. Ao lado de jogadores como Rhodolfo e Paulo Miranda, ele ajudou a consolidar uma defesa sólida e se tornou um dos pilares da equipe. A passagem de Tolói pelo Tricolor foi curta, mas marcante, com 133 partidas e seis gols.
Em 2015, foi negociado com a Atalanta por cerca de R$ 14 milhões e seguiu para a Itália, onde se destacou como capitão do time e foi campeão da Liga Europa. Sua trajetória na Europa também o levou à seleção italiana, com quem venceu a Eurocopa de 2020.
Agora, com o time de Crespo em busca de reforços para a zaga, Tolói chega para brigar por posição com Alan Franco, Ferraresi e Sabino, enquanto Arboleda se recupera de lesão. Apesar de não atuar desde maio, o zagueiro poderá ser inscrito nas quartas de final da Libertadores, caso o São Paulo avance.
A negociação entre as partes foi facilitada após acerto salarial e, mesmo com sondagens de clubes brasileiros e do mundo árabe, Tolói optou por retornar ao São Paulo. Experiência e liderança do atleta são vistas como essenciais para fortalecer o elenco e a defesa do Tricolor, em um momento decisivo da temporada.








