Sua localização:
Mudar localização

Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Plataforma para monitorar qualidade do ar será lançada em MT; sensores em mais de 10 cidades

Publicado em: 18/09/2025
whatsapp

O governo de Mato Grosso informou que vai lançar, nesta quinta-feira (18), às 9h30, a plataforma online de monitoramento em tempo real da Qualidade do Ar, que vai permitir a avaliação dos níveis de poluição do ar no Estado. O evento será realizado na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.

A iniciativa é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para efetivação do monitoramento, foram adquiridos 30 sensores.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, que já contavam com sensores instalados, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e São Félix do Araguaia também receberam os equipamentos. Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal devem receber sensores ainda este ano.

Durante a solenidade de lançamento da plataforma, também será assinado Acordo de Cooperação entre o governo do Estado e a UFMT para execução conjunta de estudos e pesquisas técnico-científicas nas áreas de modelagem ambiental, climatologia urbana; hidroclimatologia; poluição atmosférica; mudança da cobertura do solo; e técnicas computacionais e inteligência artificial.

Fonte: so noticias

Últimas Notícias

Ver mais eventos