O governador Mauro Mendes (União) reconheceu nessa terça-feira (14/10) estar frustrado com os números de feminicídios registrados em Mato Grosso neste ano. De acordo com levantamento do Ministério Público Estadual (MPE), o Estado contabiliza 41 casos em 2025, mantendo-se entre os que apresentam as maiores taxas de incidência do país.
Durante evento voltado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, o governador afirmou que, apesar das campanhas e políticas públicas implementadas, os resultados ainda estão aquém do esperado. Mendes atribuiu a continuidade dos crimes à sensação de impunidade no país.
“Cada vida de uma mulher perdida para a violência é muito frustrante. Existe no Brasil uma sensação de impunidade gigante, que leva pessoas a cometerem crimes que jamais imaginaríamos. Gente que nunca teve sequer uma multa de trânsito, de repente, surta e tira a vida de um homem ou de uma mulher”, afirmou.
O governador destacou que o Estado tem investido em parcerias e ações educativas, com palestras e campanhas de prevenção. A meta, segundo ele, é que o esforço conjunto entre órgãos públicos e a sociedade civil se traduza em redução efetiva dos casos.
Mendes ressaltou, contudo, que o poder público tem limitações operacionais, defendendo o fortalecimento da conscientização social. “Não dá pra colocar um policial andando ao lado de cada mulher, mas dá pra fazer muitas campanhas, e é isso que o governo está fazendo: investindo, ampliando ações e ouvindo sugestões que possam trazer resultados concretos”, concluiu.








