Centenas de voluntários vão se unir na manhã do próximo sábado (04) para uma grande ação de limpeza no Rio Cuiabá. A iniciativa, denominada Amigos do Rio Cuiabá, vai recolher lixo e entulho nas águas e margens num trecho de cinco quilômetros, entre a ponte Júlio Muller, na capital, até a região de São Gonçalo Beira Rio, em Várzea Grande.
A ação ocorre durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, e terá trabalho continuado com palestras nas escolas ribeirinhas. Todo o lixo recolhido passará por uma triagem, que será realizado por quatro cooperativas locais, para posterior reciclagem.
A iniciativa, motivada pelo deputado estadual Wancley Carvalho (PV) e apoiada por mais de 50 parceiros pretende unificar trabalhos de preservação semelhantes que já são realizados por outros voluntários. O trecho para limpeza foi definido após visita técnica.
O objetivo é potencializar as ações, e cuidar ainda mais das águas do Rio Cuiabá, que banham 13 municípios, e tem 828 quilômetros de extensão. "O rio pede socorro. Estamos unindo forças para mostrar com o exemplo da limpeza, que precisamos cuidar mais do meio ambiente. Mataram o Rio Tietê, em São Paulo. Não podemos deixar que esse crime aconteça aqui", disse Wancley.
Para participar não é preciso se inscrever, basta estar na Praça Luiz Albuquerque (Porto), às 7h do dia 4/6. Também é possível participar de barco, que deve estar regularizado pela Marinha do Brasil, piloto habilitado e todos os participantes deverão usar colete salva vidas.
A ação será dividida em três grupos. Equipes nos barcos farão a concentração na ponte Julio Muller. O segundo grupo fará limpeza em parte do trecho urbano do rio, na região dos bairros Praeirinho, São Gonçalo Beira Rio e Carrapicho. A terceira equipe realizará concentração na praça, com dinâmicas, apresentações e blitz educativa.
Quem quiser se tornar um amigo do rio, e participar da ação pode entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6795.