Cerca de 1.500 voluntários se mobilizaram para limpar o Rio Cuiabá, no último sábado (4). A ação denominada Amigos do Rio Cuiabá recolheu 30 toneladas de lixo em cinco pontos distintos, em uma extensão de cinco quilômetros do rio. O trabalho foi realizado em Várzea Grande e na capital.
Do total retirado, mais de seis toneladas serão recicladas por cooperativas locais. O lixo vai virar renda para diversas famílias. Cerca de 20 embarcações além de um grupo de 15 caiaqueiros fizeram coleta de lixo no rio.
Os voluntários recolheram materiais nas regiões dos bairros Carrapicho e Alameda, em Várzea Grande e na região dos bairros do Porto e Praeirinho, além da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.
A ação idealizada pelo deputado Wancley Carvalho (PV), inspirada em trabalho semelhante realizado no Rio Guaporé, em Pontes e Lacerda, contou com a adesão de mais de 50 entidades parceiras. "Todos são protagonistas dessa ação. Agradeço de coração cada voluntário, cada pessoa que doou seu tempo e suor para cuidarmos do Rio Cuiabá", disse Wancley
Apesar da comemoração dos resultados do trabalho realizado em apenas uma manhã, a limpeza nas águas e margens do rio evidenciou os maus hábitos da população que insiste em jogar lixo em locais inadequados. "O lixo jogado no chão vem pra o rio, entope bueiros, mata peixes, polui o pantanal. É uma cadeia de destruição. Tudo que foi tirado aqui foi jogado por nós mesmos. Precisamos mudar hábitos, cuidar do que ainda nos resta", lembrou o deputado.
O grupo Amigos do Rio Cuiabá prepara ações continuadas nos próximos dias. Ainda nessa semana, os voluntários vão se reunir para avaliar os trabalhos, e preparar novas atividades de limpeza a conscientização.
O evento também contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), Carlos Fávaro (PSD), prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), secretários municipais e demais autoridades. Um grupo dos Amigos do Rio Guaporé, de Pontes e Lacerda, percorreu cerca de 500 quilômetros para participar da ação.