A Secretaria Municipal de Saúde de Pontes e Lacerda solicitou dois exames específicos para analisar possíveis casos de microcefalia. Dois bebês que nasceram recentemente, no município, têm indícios da doença.
Um dos suspeitos de estarem com a patologia é um bebê que nasceu na manhã desta quinta-feira (22/09) no hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda. A mãe da criança foi contaminada pelo Zika Vírus durante a gravidez.
Pelas informações, a mãe estava com três meses de gestação quando sentiu sintomas da doença. Na época ela chegou a ir em uma médica com a suspeita de estar com o Zika, mas a profissional afirmou que não se tratava do vírus.
Ao passar dos meses a mesma médica foi constatando que havia má formação e desenvolvimento irregular do cérebro do feto. Com as características da doença, foi solicitado que a mãe fizesse um teste, e deu positivo.
O primeiro bebê com suspeita da doença que nasceu em Pontes e Lacerda teve material coletado e encaminhado para um Hospital de referência em São Paulo. A família e a criança são acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde para tratamentos em Cáceres e Cuiabá.
Os mesmos procedimentos serão realizados com os envolvidos na segunda suspeita de microcefalia.