PT, de Lula, não elegeu nenhum prefeito no Estado e agora aposta todas as fichas em Lúdio.
Partido do governador Mauro Mendes, o União Brasil foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos em Mato Grosso no pleito deste domingo (6). Ao todo, a sigla conquistou 59 prefeituras no Estado.
O segundo partido com mais prefeitos eleitos no Estado foi o Partido Liberal (PL). A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro vai administrar 20 prefeituras a partir de 2025, com a possibilidade do número aumentar, já que Abílio Brunini está na disputa do 2º turno em Cuiabá com Lúdio Cabral (PT). A sigla, contudo, administrará as três cidades mais populosas do Estado que já tem prefeitos definidos: Várzea Grande, com Flávia Moretti; Rondonópolis, com Cláudio Ferreira; e Sinop, com Roberto Dorner.
Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla de Lúdio Cabral e do presidente Lula não conseguiu eleger prefeitos em nenhum município do Estado. A esperança recai sobre Lúdio no 2º turno da Capital.
A lista foi seguida pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que obteve 18 prefeituras, enquanto o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Republicanos conseguiram 12 prefeituras cada.
Veja a lista do total de prefeituras por partido
PARTIDO PREFEITURAS
- UNIÃO 58
- PL 20
- MDB 18
- PSB 12
- REPUBLICANOS 12
- PP 4
- PRD 3
- PSDB 3
- PSD 2
- PODE 1
- NOVO 1
Fonte: MIDIA JUR